Sobre

HISTÓRICO

O Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), evento realizado desde 1981, primeiramente sendo realizado de forma independente pelas instituições que o sediavam. A partir de 1986, passou a ser organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), entidade que agrega profissionais, pesquisadores, estudantes e professores interessados no desenvolvimento da Engenharia de Produção no Brasil.
 
Ao longo dos anos o ENEGEP vem construindo um histórico que tem possibilitado transformar a Engenharia de Produção, no tocante ao papel da engenharia, num dos grandes vetores de transformação do Brasil em um país mais justo e competitivo.
 
A cada edição o evento ganha grandes proporções, acompanhando o crescimento do mercado profissional do Engenheiro de Produção, bem como do número de Instituições que oferecem este curso.
 
Abaixo o número de participantes nos últimos 6 anos:

ANO 2012 2013 2014 2015 2016 2017
Cidade Bento Gonçalves Salvador Curitiba Fortaleza João Pessoa Joinville
Estado Rio Grande do Sul Bahia Paraná Ceará Paraíba Santa Catarina
Alunos de Graduação 1000 1420 1600 1687 1398 1101
Demais Participantes 67 588 650 752 651 836
Total 1671 2008 2200 2439 2049 1937

QUEM SOMOS

O Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) é o maior evento nacional da área de Engenharia de Produção organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e já está na 38ª edição.
 
Reúne a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção. Constitui-se em um dos principais divulgadores da produção técnica e científica da área e se consolidou como fórum de discussão de questões pertinentes à Engenharia de Produção no âmbito nacional, além de promover a integração/intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo.
Assim, o ENEGEP torna-se oportunidade ímpar para a aglutinação dos esforços de todos os que atuam nesta área vital para o desenvolvimento.
 
Com estimativa de aproximadamente 2 mil participantes, o evento contará com uma programação variada de palestras nacionais, internacionais, workshops, grupos de trabalho, painéis, mini cursos e visitas técnicas, dentre outras atividades.

TEMA

“A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”

Com esse tema o evento pretende promover discussões acerca do papel dessa importante engenharia neste momento de transformações em que o país está vivendo. Serão abordados diversos assuntos relacionados a Engenharia de Produção.
A proposta no evento é a de trazer para discussão e troca de experiências questões relativas a como o profissional de EP pode contribuir nesse processo de mudanças atual.